sábado, 21 de agosto de 2010

O Ciclo da Vida

Quando nascemos, precisamos do aconchego da nossa família, precisamos ser alimentados, necessitamos de cuidados, proteção e muito carinho.

Quando criança, fazemos incríveis descobertas. Cada passo é explorado, cada palavra é registrada em nossa mente e armazenada no banco de dados da vida. Não há cobrança, nem medidas para o aprender a crescer, para imitar os outros, experimentar novos caminhos... há apenas a inocência de uma criança se descobrindo como ser humano e procurando o seu espaço neste mundo.

Daí vem a adolescência... cheia de desejos, impulsos e fervor. Vem a necessidade de quebrar os "grilhões" e as "algemas"... o querer fugir... o querer gritar para todos ouvir: "Eu sou diferente, e daí?" Vem a vontade de mostrar para o mundo quem você é, quais são seus desejos e suas ambições. Neste momento, achamos que já sabemos de tudo, mas aí vem alguém e puxa as "rédeas" do controle, nos mostrando que crescer pode doer um pouco, porém, isto nos tornará fortes para a jornada que apenas acabou de começar...

Em algum momento os hormônios se acalmam e dão lugar a um ser incrível, completo e formado. Agora, já sabemos quem somos e a que viemos... somos responsáveis pelos nossos atos, somos donos do nosso próprio nariz... já não ligamos mais para os "grilhões", ou "algemas" e sabemos que mesmo crescidos, existem limites, respeito, ética... mas, não deixamos de sonhar, ou de errar e continuar aprendendo... Na verdade, acabamos descobrindo que permanentemente, estamos no ciclo da vida e todas estas etapas vão voltar... mesmo que tenhamos um século de existência... não importa... A roda da vida não para!!!

Depois de décadas, ficam apenas as marcar, as rugas de alegria e de tristeza... faz parte! Ficam as lembranças, as conquistas, os arrependimentos ou não... daí na hora certa, saímos do ciclo, deixando a certeza de que vivemos cada segundo, cada momento... e aproveitamos o que o "Ciclo da Vida" nos trouxe.



domingo, 15 de agosto de 2010

A Inevitável Mudança

"A Vida não é um corredor reto e tranquilo que nós percorremos livres e sem empecilhos, mas um labirinto de passagens, pelas quais nós devemos procurar nosso caminho, perdidos e confusos, de vez em quando presos em um beco sem saída.

Porém, se tivermos fé, uma porta sempre será aberta para nós, não talvez aquela sobre a qual nós mesmos nunca pensamos, mas aquela que definitivamente se revelará boa para nós."

A. J. Cronin - Extraído do livro: Quem Mexeu no Meu Queijo de Spencer Johnson, M. D.

Refletindo sobre essa mensagem, notamos o quanto é inevitável passarmos por um momento de mudança ou transformação. Geralmente, resistimos a ela, nos opondo totalmente aos seus impactos. Mal lembramos que é neste momento em que amadurecemos, crescemos como ser humano, aprendemos a lidar com o diferente, com o novo... descobrimos novos estilos e formas de vida... experimentamos coisas novas! É claro que às vezes "quebramos a cara" também, mas isso faz parte deste processo evolutivo.

MUDAR não é perder seu espaço, seu título ou seu status. MUDAR consiste em tomar um novo caminho e ter a oportunidade de viver algo imaginável!!!

"Mudar é Preciso"

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Amigos

Amizade é uma relação difícil de explicar...

É fácil falar de uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, ou entre familiares, entre marido e mulher, mas, como definir uma relação entre amigos? Como ponderar os sentimentos, as emoções, o respeito, o querer bem de alguém que você conheceu em um determinado instante de sua vida?

Tem amizades que nascem na infância e duram a vida toda, outras surgem do nada, na escola, em um curso, em um passeio, no local de trabalho e até mesmos pelas ruas. Quando nós menos esperamos ela aparece.

Não é necessário uma relação de sangue ou um grau de parentesco... muitas vezes, amigos estão numa instância separada destas relações... estão em um nível especial... diferenciado...

Realmente, não é possível explicar... é preciso vivenciar, sentir, experimentar uma amizade!!!

Bem diz a "Canção da América" de Milton Nascimento e Fernando Brant...


"Amigo é coisa para se guardar
 Debaixo de sete chaves
 Dentro do coração
 Assim falava a canção que na América ouvi
 
 Mas quem cantava chorou
 Ao ver o seu amigo partir
 Mas quem ficou, no pensamento voou
 Com seu canto que o outro lembrou
 E quem voou, no pensamento ficou
 Com a lembrança que o outro cantou

 Amigo é coisa para se guardar
 No lado esquerdo do peito
 Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
 Mesmo esquecendo a canção
 O que importa é ouvir
 A voz que vem do coração

 Pois seja o que vier, venha o que vier
 Qualquer dia, amigo, eu volto
 A te encontrar
 Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar."

domingo, 8 de agosto de 2010

Ser Mulher

Ser Mulher é desafiador...

Estamos em pleno século XXI e ainda sofremos preconceitos, violências, humilhações... Muitos ainda nos vêem como o sexo frágil, incapaz de lutar por nossas realizações e felicidade.

Sabemos que dentro de nós algo mudou... somos fortes, ousadas, sonhadoras e também "pé no chão"! Somos verdadeiras guerreiras, trabalhamos em dupla jornada, defendendo o nosso espaço no tão concorrido mercado de trabalho e arrumando tempo para cuidar da família. É claro que não podemos perder a pose... somos mulheres inteligentes e cultivamos um tempo muito preciso... um tempo só nosso... aquele em que gastar com cabelos, unhas, pele, maquiagem, corpo, roupas e acessórios nunca é demais! Aquele tempo tão especial com as amigas, ou quem sabe apenas parar tudo para ver o pôr do sol... simplesmente, fazer o que der vontade. 

Ser mulher é isso! Saber equilibrar o que o século XXI nos oferece! Saber aproveitar cada espaço e viver intensamente a cada momento. Não ter medo de ser mulher e lutar por seu espaço na sociedade.

"Conciliar lar e carreira, além de cuidar de si mesma, é uma tarefa que exige dedicação, paciência e sabedoria."